Feliz Ano Novo, Feliz 2013!

Esta frase ecoou entre amigos, conhecidos e até estranhos que se encontravam em nosso caminho, nos últimos dias do final do ano e os iniciais do novo.
 
A história conta que essa data já era comemorada na Babilônia há 3.000 AC, em meados do mês de março, quando o Deus Marduque definia qual o destino do país para o próximo ano. Somente em 46AC o Imperador Julio Cesar de Roma, mudou a data para 01 de Janeiro. A festa era dedicada ao Deus Jano, que tinha duas faces uma que olhava para o futuro e outra para o passado. A utilização dos fogos de artifícios vem da crença chinesa, que os utilizava para espantar os maus espíritos.
 
A comemoração permanece, e sabemos que alguns votos são feitos de coração, com abraços, beijos e brindes, com a intenção que o outro viva mais e melhor no ano que se inicia. Outros cumprimentos são gestos apenas de cortesia, educação pela confraternização, sem muita emoção.
O curioso é que a comemoração se estende pelo planeta, e ocupa destaque na vida do homem ocidental, sendo um momento em que o ritmo de atividades se desacelera ou são interrompidas.
 
Um momento para Reflexão do que foi conquistado, superado, ou de objetivos não alcançados e arrependimentos.
 
É o momento de rever, planejar e edificar seu Projeto de Vida nos aspectos afetivo-emocional, financeiro ou profissional.
 
Rever o Projeto de Vida, analisar o que foi ou não alcançado, contribuirá para Planejar os a caminhos a seguir.
 

Para atingir objetivos é necessário Acreditar, pois é a crença que edifica o planejamento, pois de acordo comGeorge Vittorio Szenészi “Inteligência sem emoção não funciona”.

Por isso é fundamental ter sonhos, sem sonhos não temos motivos para seguir em frente.


Do francês “Revellion”, vem do verbo “Réveiller”, ou seja despertar para um Novo Ano, que realmente a humanidade desperte para um mundo melhor.

Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Consultora em Saúde Organizacional com Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)
 

 



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera