A melhor idade, agora e no futuro

As pessoas que hoje vão chegando aos 50 anos em nada ou muito pouco se parecem com as mesmas de gerações anteriores, e isso pode ser constatado ao olharem no espelho do passado e verem seus pais, tios e avós. È a geração Peter Pan, que poderá ter dificuldade para encarar a melhor idade que virá.


Esta geração da meia idade passou a se preocupar mais com sua qualidade de vida, embora muitas vezes, atravessaram a juventude com extravagâncias. Hoje estão preocupados com uma alimentação saudável, exercícios físicos que permitem uma maior vitalidade, energia.


As roupas e acessórios se assemelham muitas vezes aos utilizados pelos jovens, sem distinção.


No campo profissional, inovar significa não ser antiquado. Além de se preocupar com seu desempenho profissional, passam a cuidar de aparência física, utilizando os recursos das ciências e da cosmética. A velha imagem do profissional que inspirava respeito passou a ser o da modernidade.


No aspecto afetivo emocional, o tradicional casamento para toda a vida (o número de divórcios vem aumentando não só entre os casais com menos de 10 anos de vida comum) dá lugar a novas experiências, que podem ser duradouras, mas com mais vitalidade e arrojo. 


Existe uma busca na realização de sonhos e desejos, para ambos os sexos.
Não existe nada de mal em adquirir hábitos saudáveis de vida. Isto é o mundo globalizado que interfere na dinâmica do cotidiano.


Observamos que essas mudanças chegam a atingir o mundo da fantasia das crianças, vale conferir a performance da vovozinha no desenho animado “Deu a louca na Chapeuzinho”, com seu arrojado estilo de vida.
Mas o temor de envelhecer não pode assumir proporções que danifiquem o emocional, gerando angústias e depressões.


As estatísticas revelam que a longevidade está aumentando, então o mais sábio é admitir que ao envelhecermos com saúde, poderemos aproveitar e desfrutar o melhor da “melhor idade”.

Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Consultora em Saúde Organizacional com Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera