Terapias…

Tem certos momentos da vida em que não damos conta dos nossos sentimentos em relação a fatos e situações, parece que tudo vai desabar e não temos saída. Conversar com um amigo nem sempre é suficiente, pois pode ser uma situação em que o copo transborda e a água escorre pelos lados e é necessário contar com alguém com a expertise, conhecimento e experiência de um profissional, ou seja, um psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra.


Na busca de uma solução rápida um medicamento para dormir, ou para sair da tristeza pode ajudar, mas passado seu efeito a problemática volta, ou seja se desfruta de uma felicidade momentânea.


Mesmo com a desmistificação da terapia, ainda existem pessoas (é fato que já diminuiu bastante) que acreditam que isso “é coisa de maluco”, e preferem manter-se em silêncio, para não serem rotulados por aqueles que fazem parte de seu convívio.


Não ver a luz no final do túnel, muitas vezes leva a um sofrimento desproporcional, que rouba a possibilidade de viver de forma plena, o bom amigo é aquele que ajuda nesse momento na busca de um profissional que possa auxiliar.


Existem várias modalidades de terapia, mas é importante escolher um profissional de quem se tem referência e que utiliza uma técnica com embasamento científico, e mais importante com quem o paciente se identifique e se sinta acolhido, ou seja, que exista uma empatia.
O bom terapeuta é aquele que ajuda o paciente a entender suas emoções e sentimentos e com isso a descobrir os próprios caminhos, para uma vida mais feliz com auto conhecimento de si.


Fazer terapia é um ato de coragem, mas depende do paciente o aprofundamento que deseja, assim o terapeuta auxilia nessa busca, indo até onde lhe é permitido através de sua técnica e conhecimento.
A terapia nos faz tirar os véus da nossa existência, para sabermos conviver melhor consigo e com os outros ao seu redor, assim como diz o poeta “cada um sabe a dor e a delicia ser o que é”.

Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Consultora em Saúde Organizacional com Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera