Coaching para Aposentadoria

A Aposentadoria é um marco da vida, como o próprio nascimento, formação escolar, casamento, filhos, divórcio, mas, sobretudo deve ser vista como uma premiação que coroa uma trajetória profissional e deve ser celebrada.


Para alguns profissionais é a perda de uma condição, de um status alcançado, que pode se traduzir num grande sofrimento e desgaste emocional.


Sobretudo é um momento de vida que merece uma atenção especial no agora, na maturidade do presente para refletir sobre as conquistas alcançadas e o que almejar para o futuro.


A decisão de aposentar-se requer estar preparado para mudanças a nível financeiro, emocional e físico, pois as suas conseqüências podem gerar sofrimentos, angústias e desajustes sociais. Preparar-se para as mudanças é procurar planejar as condições necessárias para uma travessia saudável e natural.


As potencialidades do homem são ilimitadas e através do autoconhecimento poderá traçar seus novos objetivos, um novo projeto de vida, mas sem medo de acertar ou errar.


Nesse projeto pode incluir a realização de velhos sonhos através de uma atividade remunerada ou voluntária, ou simplesmente o direito a não fazer nada entregue ao prazer de desfrutar o conquistado (ócio, práticas esportivas, viagens), ou dedicar-se a quem nunca teve a chance de fazê-lo antes (familiares e amigos).


As opções de caminhos são diversas, cada profissional pode descobrir o seu, e esse é o objetivo do Coaching para Aposentadoria. Acompanhar o profissional nesse momento de transição a redescobrir-se enquanto pessoa, repensar sua trajetória e permitir-se elaborar seu novo Projeto de Vida e quando colocá-lo em prática.


O Coaching permite a descoberta de novas possibilidades, o encontro de seu ponto de equilíbrio para uma felicidade desprendida, respeitando as conquistas materiais e profissionais, mas aliada a uma sabedoria mais profunda.

Natalia Marques Antunes – Psicóloga Clínica, Consultora em Saúde Organizacional com Formação em Coaching (Life Self – Sistema ISOR)



O seu navegador não é recomendado para uma boa navegação neste site.
Para uma melhor visualização do site atualize-o ou escolha outro navegador.
Saiba mais...
Google ChromeMozilla FirefoxApple SafariOpera